Como não deixar que sua família e amigos massacrem seus planos depois da escola?


Você está conversando na boa com alguém da sua família ou um amigo, até que o papo muda pra o que você vai fazer depois da escola.

Todo empolgado, você conta seus sonhos e planos de carreira, mas a pessoa começa a te metralhar com motivos sobre como seus planos são péssimos.

Na hora passam muitas coisas pela sua cabeça, mas é difícil elaborar e responder à altura, porque está tudo meio embaralhado, é como se você tivesse tomado um tombo carregando um monte de pratos na mão.

Como não estava preparado, sua reação é pior do que você gostaria, talvez porque você tenha ficado quieto, talvez porque se irritou demais.

O problema é que sem estar preparado, você não vai conseguir explicar seus sonhos e planos com confiança, muito menos mostrar que os argumentos da pessoa são fracos.

Como fazer diferente?

Pensa numa prova difícil que você vai ter que fazer, seja de matemática, português ou qualquer outra matéria. Você sabe que se chegar despreparado sem estudar e sem ter entendido a matéria, sua nota vai ser ruim. Você sabe que se praticar os exercícios antes, vai aumentar muito suas chances de se dar bem. Como já dizia Richard Marcinko: “Quanto mais você suar durante o treinamento, menos você vai sangrar durante a batalha.”

Com os assuntos de carreira não é diferente, você precisa preparar antes para apresentar suas ideias direito. Se você chegar muito vulnerável, vai ser fácil pra outra pessoa te tirar do equilíbrio e criar a sensação de que seus planos e sonhos não prestam.

Lista de motivos

Um jeito simples de se preparar pra essas conversas é gastar alguns minutos (menos de 10) para escrever todos os motivos que passam pela sua cabeça e coração sobre porque os seus planos fazem sentido.

Não precisa ficar pensando muito e escrevendo frases detalhadas, o importante é você colocar essas ideias no papel e conseguir olhar pra elas. Você vai escrevendo o que está pensando sem se preocupar com o que é menos ou mais importante.

Então depois de terminar a lista, dá uma olhada boa, relê 2 ou 3 vezes e escolhe as 3 ideias que você acha mais importantes e interessantes sobre seus planos. Ai agora é só você guardar essas 3 ideias mais legais e quando for conversar com alguém começar apresentando elas.

Fazendo isso você já tem 2 vantagens antes da conversa começar:

– menos espaço para ser rebatido, porque não vai sair falando um monte de coisas que não elaborou.

– mais confiança nas ideias, que por serem suas 3 melhores, é bem mais provável que você consiga defendê-las sem tremer na base.



Se inscreva para ser avisado quando sair um novo post do Me Achei

Nunca vamos repassar seus dados para alguém ou enviar spam!