Porque passar pra uma faculdade não é a coisa mais difícil do vestibular?


Você passa os 3 anos do Ensino Médio estudando pro vestibular, fazendo provas com exercícios dos vestibulares, entendendo o que já caiu e o que pode cair nas provas. No terceiro ano vem os simulados e a pressão vai aumentando, mas como a escola vai acabar de qualquer jeito, você sabe que vai ter que cruzar a ponte da saída no final do ano. Então você cai na armadilha de achar que a preparação pras provas é a coisa mais difícil que você tem pra fazer.

Dependendo do curso e universidade que você quiser, estudar pro vestibular é realmente difícil.

Mas é fácil esquecer que se você também não se dedicar a pensar na sua carreira, todo o seu esforço nos estudos pode te levar para um lugar indesejado.

Escolher uma carreira é mais difícil do que estudar pro vestibular porque é uma tarefa que ninguém pode fazer por você (no máximo algumas pessoas vão te ajudar), enquanto que a preparação pro vestibular já tem o caminho definido pela escola.

Escolher uma carreira é como desbravar uma floresta, você vai ter que usar suas próprias mãos se quiser alcançar o seu objetivo. Estudar pro vestibular é como entrar numa montanha-russa, tem muita adrenalina, mas os trilhos já estão montados antes de você começar.

As diferenças entre escolher sua carreira e estudar para o vestibular

O horário da escola já ocupa um pedaço do seu tempo, fora o tempo pra estudar em casa. Mas pra pensar em carreiras não existe uma hora marcada. É você que precisa criar esse tempo, porque o mais comum é ser arrastado pela avalanche de estudos e ficar sem tempo de pensar no seu futuro.

Quando você está estudando pro vestibular, você segue o ritmo de exercícios e provas da escola, você já tem um sistema te empurrando pra frente. Mas pra pensar no seu futuro, você depende da sua iniciativa própria, você tem que se arriscar a pensar em ideias que não estão nos livros escolares.

O conteúdo didático do Ensino Médio é limitado e conhecido, e por maior que seja, não existe mistério em pesquisar e encontrar os assuntos. Já o universo das escolhas de carreira é infinito e não tem só um “gabarito“. Você precisa avaliar as informações e criar o seu gabarito.

O vestibular é um processo padronizado que o sistema educacional criou para ser aplicado da mesma forma em milhões de pessoas, só levando em conta o conhecimento e as habilidades escolares.

A sua escolha profissional é um processo único seu, que leva em conta suas características pessoais, como personalidade, interesses, sonhos, etc. Logo, ninguém pode fazer ele por você.

A boa notícia é que você pode tomar as rédeas dessa escolha para pensar no que faz sentido pro seu futuro e conseguir aproveitar seu esforço no vestibular pra conquistar algo alinhado com você. Se você quiser dicas de como escolher uma carreira que faça sem sentido pra você, se inscreve aqui embaixo pra ser avisado sobre os próximos posts do Me Achei.



Se inscreva para ser avisado quando sair um novo post do Me Achei

Nunca vamos repassar seus dados para alguém ou enviar spam!