Curso Conteúdos Saiba Mais


Índice

Capítulo 1 – O sistema educacional


O que está acontecendo de diferente?


Os sistemas não existem vácuo, o sistema educacional brasileiro está dentro da sociedade brasileira, que está dentro do mundo, então mudanças na sociedade e no mundo, obviamente vão afetar o sistema educacional. A principal mudança que aconteceu nos últimos 25 anos (1994 – 2019) que não tinha acontecido nos 25 anos anteriores (1968 – 1993) é o nascimento e crescimento da internet e de todas as tecnologias digitais que orbitam nela.

Talvez as pessoas não tenham entendido isso em 1994, mas as duas grandes transformações que a internet trouxe são acesso a informações e conexão entre as pessoas, de forma nunca antes vista na história da humanidade.

O sistema educacional não sabia e parte dele não sabe até hoje, mas junto com a internet nasceu a maior ameaça que o sistema educacional já se deparou desde a sua criação.

Mas a internet não é uma bomba atômica que destrói tudo ao seu redor em alguns segundos. Ela leva algum tempo para evoluir e se tornar útil, são anos até ficar evidente que ela é a melhor solução para alguns problemas. Geralmente ela consegue vencer a concorrência por ser melhor, mais barata e mais rápida no que as pessoas precisam. Mas enquanto ela não se prova melhor, barata e rápida, aos poucos as pessoas vão saindo das soluções antigas e em direção às digitais.

No caso da educação, essa transição entre o mundo de papel e o mundo digital está acontecendo diariamente, aos poucos a sociedade está migrando pras soluções digitais.

É nesse momento em que a gente se encontra: um sistema antigo que funciona com problemas e ameaçado por um monte de tecnologias que oferecem novas possibilidades.

A gente também não pode contar com a internet pra resolver tudo, inclusive porque ela tem suas limitações. Mas a grande novidade é que ela vem criando novas alternativas de conteúdo educacional e profissional que independem do sistema educacional.

Aqui é importante deixar bem claro que eu não sou contra o sistema e não acho que exista um benefício evidente de fazer algo fora do sistema, assim como não tem de fazer dentro do sistema. O meu objetivo é fazer com que as pessoas enxerguem todas as possibilidades que existem dentro e fora do sistema pra depois decidirem o que é melhor pra elas.





Curso Conteúdos Saiba Mais