Curso Conteúdos Saiba Mais


Índice

Capítulo 1 – O sistema educacional


O conflito de interesses


“Como escolher o futuro?“ é uma pergunta de infinitas respostas, mas uma das maiores preocupações na escola é se um assunto “vai na cair prova?“, uma pergunta de resposta única, objetiva e previsível.

Essa diferença entre os tipos de resposta é uma das demonstrações do conflito de interesses entre pensar sobre o futuro e o que sistema educacional está ajudando as pessoas a fazerem.

Nenhum sistema é perfeito, então a melhor forma de lidar com eles é entendendo como funcionam e os limites dos seus benefícios.

A gente sempre pode tentar mudar os sistemas, o que com certeza daria muito trabalho no caso do sistema educacional, ou até se iludir achando que ele vai entregar espontaneamente algum benefício que não está planejado pra entregar, o que só vai atrasar a gente de alcançar nossos objetivos. Mas a proposta do livro não é essa.

Pra mim, a melhor estratégia é entender como um sistema funciona pra avaliar se é isso que queremos ou se é melhor buscar alternativas fora dele.

Algumas partes do livro não são animadoras, mas se você aguentar até o final vai descobrir que existem muitas possibilidades interessantes pra você escolher o seu futuro, mesmo que isso não caia nas provas...





Curso Conteúdos Saiba Mais