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Capítulo 6 – A escolha da carreira


O conteúdo da escola


Apesar do principal objetivo do sistema educacional ser a formação de profissionais de qualidade, a escola tem seus objetivos próprios, como educar os alunos e formar cidadãos conscientes.

Mesmo a escola tendo várias funções importantes pras pessoas e pra sociedade, muita gente não percebe que ela fundamentalmente não está desenhada pra ajudar as pessoas a escolherem suas carreiras, o que tem a ver com duas coisas:

   - o forte incentivo de curto prazo pra estudar pras provas e pro vestibular.

   - a diferença de natureza entre o conteúdo da escola e o processo de escolha de uma carreira.

Pra atender ao mesmo tempo aos interesses do sistema educacional, dos pais e das regras do governo, a escola precisou criar uma metodologia de ensino com certas características:

   - delimitada: a escola não ensina tudo, ela escolhe alguns assuntos que acredita serem mais relevantes pra educação dos alunos.

   - igual pra todos: todo mundo vai aprender a mesma coisa, na mesma velocidade, independentemente do interesse e nível de habilidade.

   - planejada: existe uma ordem e prazos pra se aprender as coisas.

   - pré-processada: o conteúdo é empacotado de uma forma que seja mais fácil pra qualquer um aprender.

   - os professores conduzem o aluno: os professores controlam o que, como e quando os alunos vão lidar com o conteúdo.

“Professora, isso vai cair na prova?“ resume bem esse conjunto de características que faz muito sentido em relação ao que escola se propõe a fazer, que é educar coletivamente um grupo de alunos em vários assuntos pra que a maioria das pessoas saiba a maioria do conteúdo.

Mas esse conjunto de características tem um grande problema: não serve pra te ajudar a escolher uma carreira.





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