Curso Conteúdos Saiba Mais


Índice

Capítulo 3 – Escola e o vestibular


Os desafios de pensar no futuro


Por mais que alguém tenha muito interesse e vontade de pensar no futuro, existem limitações e desafios nessa tarefa:

   - imprevisível: mesmo sendo inteligente e tendo boas informações, é impossível ter certeza sobre o que vai acontecer.

   - múltiplos cenários: é preciso avaliar vários cenários com diferentes probabilidades do que pode ou não acontecer.

   - limitado: as informações que você tem hoje que podem te ajudar a pensar sobre o futuro são limitadas, mesmo que você faça um bom uso delas, no futuro vão existir novas informações que vão influenciar o que vai acontecer.

Então, se pensar no futuro é algo complicado e o principal incentivo do sistema educacional é fazer você estudar pras provas e pro vestibular, qual conclusão parece mais lógica nesse contexto? Melhor deixar pra lá essa história de pensar no futuro!

Mas essa conclusão é uma armadilha, porque quanto menos você olhar pro futuro, menos chance você tem de fazer hoje as coisas necessárias pra ter o futuro que você quer.

Por isso, apesar das dificuldades de se pensar sobre o futuro, precisamos enfrentar esses desafios, nos esforçar pra avaliar as possibilidades e agir desde agora na direção dos nossos sonhos. Pensar no futuro não é a solução completa que vai resolver tudo, até porque não existe essa solução completa que vai resolver tudo, mas é preciso aprender a conciliar essa tarefa com as demandas de curto prazo pra construir uma carreira que faça sentido pra você.





Curso Conteúdos Saiba Mais