Curso Conteúdos Saiba Mais


Índice

Capítulo 6 – A escolha da carreira


Equilibrando as dimensões


Ao longo do livro, vimos várias dimensões que influenciam nossa jornada educacional e profissional: mundo interior, mundo exterior, curto prazo e longo prazo. Todas as dimensões são importantes, então não adianta querer deixar alguma de lado. A sociedade e as pessoas em geral estão mais preocupadas com o curto prazo e o mundo exterior, o que é útil pra muitas coisas. Mas quando se trata da construção de uma carreira, precisamos conseguir conciliar:

   - o nosso mundo interior com o mundo exterior, entendendo nossos sonhos, motivações e preferências pra buscar as oportunidades que façam sentido.

   - o curto com o longo prazo, fazendo agora o que é necessário pra alcançar os objetivos no futuro.

Minha sugestão é começar olhando pro mundo interior, que é o mundo único de cada um e onde estão as pistas autênticas que podem ajudar a entender as outras dimensões. Como precisamos agir desde agora pra aumentar as chances de realizar um sonho no futuro, a visão de longo prazo precisar nascer antes das ações de curto prazo, que é onde vão existir as oportunidades concretas de aproveitarmos o mundo exterior. É um ciclo contínuo de pensar e agir sobre essas dimensões.


Ciclo de equilíbrio das dimensões sobre futuro: mundo interior, depois longo prazo, depois curto prazo e depois mundo exterior

Você não precisa seguir essa ordem, o importante é estar atento à todas essas dimensões. Equilibrar tudo isso nunca foi e nem vai ser fácil, mas é algo que vale a pena pra chegarmos onde queremos, da forma que queremos.





Curso Conteúdos Saiba Mais