Curso Conteúdos Saiba Mais


Índice

Capítulo 5 – Os filtros e obstáculos


Evasão mais mudança de área


Vamos pegar um exemplo básico das chances médias de alguém entrar na universidade e depois trabalhar na área de formação. Uma evasão universitária de 22% e uma chance de depois de formado trabalhar na área de 33% significa que a cada 100 alunos que entram na universidade, 78 se formam, mas só 26 vão trabalhar na área de formação. Logo, a chance média de entrar na universidade e trabalhar na área de formação é 26%.

Esse número pode variar muito dependendo do tipo de curso (presencial ou EAD) e da área de atuação, mas na média, se você não fizer nada diferente da maioria das pessoas, a partir do momento que você entrar na universidade a chance de trabalhar na área de formação é 26%.

Evasão universitária e trabalho fora da área de formação são problemas que acontecem em todos os lugares do mundo e existem diversos estudos sobre eles. O que eu acho que precisa ficar claro é que o sistema educacional e o mercado de trabalho têm problemas que talvez não sejam resolvidos tão cedo, então não é uma boa estratégia ficar parado esperando esse dia chegar.

Comentei antes que o cálculo da evasão não considera os alunos que fizeram transferências de curso dentro da própria universidade, mas se isso fosse contabilizado, a chance média seria ainda menor do que 26%.

De qualquer forma, acho que a melhor forma de enxergar isso é entendendo que 26% é sua chance básica, é a tendência se você ficar parado e deixar a maré te levar. Mas isso não é o final da história, pelo contrário, isso é o começo. Você tem que enxergar isso como um ponto de partida que pode ser trabalhado pra melhorar.

É impossível calcular exatamente a sua chance pessoal de chegar onde você quer, especialmente porque esses dados são baseados no passado e a sua história vai acontecer no futuro. Mas não tem problema não saber exatamente qual é a sua chance. O importante é você agir pra aumentar suas chances.

Os benefícios de longo prazo que o sistema oferece não vão alcançar todas as pessoas. A gente não deve contar só com eles pra construir nossa carreira. Essa é uma tarefa que dá mais trabalho do que parece quando estamos na escola. A gente precisa investir tempo e esforço ao longo do caminho pra aumentar a chance de chegar onde queremos.





Curso Conteúdos Saiba Mais