Curso Conteúdos Saiba Mais


Índice

Capítulo 6 – A escolha da carreira


A natureza da escolha de carreira


Escolher uma carreira é um outro mundo. Esse mundo tem outro conjunto de características, que é bem diferente das características do conteúdo da escola:

   - ilimitada: existe uma infinidade de informações sobre as carreiras e a cada momento essas informações vão se transformando e aumentando, simplesmente não dá colocar tudo em livros e apostilas.

   - única pra cada um: a forma como as informações vão ser usadas por cada pessoa é única, porque depende do momento de vida, dos recursos e do lugar de cada um. Além disso, também depende da vontade individual de se dedicar a escolher uma carreira, por isso é impossível aplicar uma técnica que seja exatamente igual pra todo mundo.

   - subjetiva: cada pessoa vai conduzir e interpretar a escolha da carreira de acordo com seus interesses e opiniões sobre as profissões.

   - não tem gabarito: não existe resposta pronta e guardada esperando pra ser encontrada. Pra cada pessoa, existem várias possibilidades que precisam ser avaliadas.

   - cada pessoa conduz sua escolha: por todos os motivos acima, é simplesmente impossível transferir pra outra pessoa a condução da pesquisa, reflexão e avaliação das carreiras. Cada um precisa ser responsável por fazer isso. Muitas pessoas podem te ajudar com ideias e informações, mas o piloto tem que ser você.

Esse conjunto de características deixa claro um dos motivos do sistema educacional não investir na escolha da carreira: sua natureza é totalmente diferente da natureza do conteúdo escolar.

Apesar de algumas escolas fazerem atividades relacionadas a carreiras, como palestras e feiras de profissões, a grande maioria não tem estrutura pra dar um suporte individualizado aos alunos, porque essa estrutura precisa de investimento e como a maioria dos pais e alunos não pede esse tipo de investimento, as escolas acabam não colocando isso como uma prioridade.

O que sobra então pros alunos fazerem considerando a pouca ou nenhuma ajuda da escola na escolha de carreira?

   - ignorar o desafio de pensar sobre o futuro e deixar isso pra depois da escola.

   - por conta própria pesquisar, refletir e avaliar as informações sobre carreiras.





Curso Conteúdos Saiba Mais