Curso Conteúdos Saiba Mais


Índice

Capítulo 4 – As universidades


O que está em jogo no vestibular?


Como existe uma oferta limitada de vagas nas universidades, elas sabem que se pegarem os melhores alunos têm mais chance de formarem profissionais de qualidade e por isso o vestibular é tão importante na filtragem dos alunos.

O vestibular não é desenhado pra aumentar as chances individuais de cada aluno ser bem sucedido. O vestibular é desenhado pra aumentar o nível de qualidade das pessoas que vão entrar no mercado de trabalho, o que passa por aumentar a qualidade das universidades.

Esse é um dos motivos do sistema educacional incentivar mais os alunos a estudarem pra prova do vestibular do que pra escolherem o que fazer depois que a escola termina.

Isso gera o conflito entre os objetivos de curto prazo e os de longo prazo que competem pelo tempo e energia dos alunos. Eles precisam dividir a atenção entre estudar pras provas/vestibular e pensar no que vão fazer depois da escola.

Enxergo dois jeitos de lidar com a hora de pensar sobre como vai ser o futuro depois da escola: seguir sem questionar o que o sistema induz você a fazer (e esperar que lá na frente tudo vai dar certo) ou entender a proposta do sistema, pra onde e como ele está te levando, e avaliar isso faz sentido pra você.

Muita gente prefere seguir no sistema, o que pode ser a melhor estratégia dependendo dos objetivos e recursos (energia, tempo e dinheiro). Outras pessoas não acham que a proposta do sistema faça sentido pra elas. Pra outras faz sentido seguir no sistema, mas também aproveitar algumas oportunidades que existem fora dele.

O importante é ficar claro que existem alternativas fora do sistema e que os alunos não são obrigados à aderirem exclusivamente ao sistema, se perceberem que isso não é o melhor pro futuro deles.

Parte do desafio de descobrir o que é melhor pra você é entender que essa resposta tem que vir de você, e não do sistema. Tem alunos que acham que a resposta vai ser dada por alguém, mas tomar pra si responsabilidade sobre a escolha é um dos maiores desafios da escolha. Contar com a ajuda das pessoas pra avaliar e escolher nosso futuro faz parte do jogo, mas ninguém pode decidir pela gente.





Curso Conteúdos Saiba Mais