Curso Conteúdos Saiba Mais


Índice

Capítulo 2 – O mercado de trabalho


O objetivo final do sistema educacional


Uma das coisas mais importantes pra você entender melhor sobre qualquer sistema é saber o propósito, o objetivo final dele.

Se você olhar o sistema como um todo, vai perceber que o objetivo do sistema educacional é formar profissionais pro mercado de trabalho.

Também existem outros objetivos ao longo do caminho: educar os alunos, formar cidadãos e produzir conhecimento pra sociedade. Mas formar profissionais é o objetivo que amarra as partes do sistema.

É fácil criar teorias da conspiração opressivas e achar que todo esse sistema foi feito pra prejudicar os alunos. Também é fácil se achar uma vítima do sistema, pensar que suas decisões não importam e que estamos todos fadados a aceitar o que o sistema impõe. Tem gente que acha que tudo que acontece de ruim é por causa do sistema. Mas o sistema também tem problemas que ele próprio não consegue resolver, então não adianta querer achar só um culpado pro que não está funcionando. Muito mais útil do que achar culpados, é observar o que está acontecendo pra avaliar melhor o que você pode fazer.

A proposta é te ajudar a entender como você pode pensar e decidir o que fazer em relação ao sistema. O desafio é que algumas partes do sistema são mais evidentes do que outras. Quero esclarecer como as coisas funcionam e no final explicar como você, sozinho, sem esperar que o sistema mude ou melhore, pode fazer pra aproveitar o que existe de bom no sistema (sim, existem partes boas que podem te servir, se você quiser que elas te sirvam) e avaliar as coisas interessantes que existem fora dele.

Tem tanta coisa acontecendo que às vezes é fácil esquecer que apesar do sistema incentivar e empurrar as pessoas numa direção, existem outras direções possíveis e talvez alguma delas faça mais sentido pra você. Provavelmente, o sistema não vai atender todas as necessidades de cada pessoa, mas quem precisar, pode buscar fora dele as alternativas pra alcançar seus objetivos.





Curso Conteúdos Saiba Mais