Existe um ponto de vista mais certo do que o outro?
Imagina que você sobe uma montanha e lá de cima olha a paisagem a olho a nu, você vai ter uma vista completa da paisagem. Agora você coloca um binóculo e passa a ver de perto os detalhes dessa paisagem. Faz sentido se perguntar se existe uma perspectiva certa? Se usar ou não o binóculo é certo? As duas visões se complementam, porque com cada uma você consegue enxergar aspectos diferentes do mesmo contexto. Uma não é melhor do que a outra, mas as duas juntas te ajudam a entender melhor a paisagem.
Então em vez de escolher entre o ponto de vista dependente e o independente, a melhor forma de enxergar o final da escola é olhando pros dois, que resulta no que eu chamo de ponto de vista interdependente. Pra pensar no nosso futuro, a gente precisa tanto pensar no que faz sentido pra gente, quanto nas oportunidades externas.
A gente precisa tanto tomar responsabilidade e colocar nosso próprio esforço na jornada, quanto pesquisar e entender o que está na acontecendo na sociedade e no mercado de trabalho.
Infelizmente, muitas pessoas tendem a ir pra um dos dois extremos achando que assim vão conseguir o que querem: se isolam demais ou se subordinam demais às circunstancias. Mas os dois extremos têm efeitos colaterais perigosos, que muitas vezes demoram pra serem percebidos.
Acredito que a melhor estratégia pra lidar com os desafios da vida profissional é somar esses pontos de vista, aproveitando os benefícios de cada um, porque os dois são importantes na construção do nosso futuro.